Levantamento feito nos dias 8 e 9 de abril revela crescimento expressivo da popularidade do prefeito, que amplia apoio após vitória apertada nas urnas.
No embalo das comemorações pelos 76 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão, o prefeito Cesar Nascimento (PSD) tem mais um motivo para comemorar. Segundo a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Badra, divulgada nesta quinta-feira (10), a gestão do chefe do Executivo é aprovada por 67,2% dos moradores-eleitores da cidade.
O levantamento ouviu 1.060 pessoas entre os dias 8 e 9 de abril e integra a série “100 Dias de Governo”. O dado revela uma significativa ampliação da base de apoio popular de Cesar Nascimento — que foi eleito em outubro de 2024 com apenas 40,47% dos votos válidos.
A taxa de desaprovação é de 18,5%, enquanto 14,3% não souberam avaliar a gestão. Na análise conceitual, 13,9% classificam o governo como ótimo e 34,0% como bom, totalizando 47,9%. Outros 32,1% consideram a gestão regular e apenas 10,6% a avaliam como ruim ou péssima.
“O atual prefeito parece ir superando, muito rapidamente, a desconfiança de parte do eleitorado que, no passado, optou por outros nomes na disputa pela Prefeitura. Do ponto de vista da gestão pública, isso é ótimo, pois deixando a disputa eleitoral para trás, Cubatão se une no objetivo maior que é o de ter uma cidade cada vez melhor de se viver”, analisa Maurício Juvenal, especialista em dados do Instituto Badra.
Popularidade em alta.
Outro dado relevante: 65,5% dos entrevistados consideram Cesar Nascimento um político preparado para governar Cubatão. Já 21,5% não enxergam esse preparo, enquanto 13,0% não souberam opinar.
A pesquisa também avaliou a lembrança de voto nas eleições de 2024. Curiosamente, 57,3% dos entrevistados disseram ter votado em Cesar — um índice superior aos 40,47% que ele, de fato, obteve nas urnas. Entre esses, 93% afirmam não ter se arrependido do voto, contra apenas 6,5% que dizem ter se arrependido. Outros 0,5% não souberam responder.
Desafio na Saúde.
Apesar dos números positivos, a pesquisa revela um ponto sensível: a área da Saúde. Para 41,3% dos entrevistados, este é o setor com pior desempenho da atual gestão. Além disso, 55,3% apontam a Saúde como o principal problema a ser resolvido com prioridade pela Prefeitura.
Metodologia.
A pesquisa do Instituto Badra tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A amostragem considerou critérios de gênero, faixa etária, renda e escolaridade, com ponderações quando necessário, utilizando técnica não probabilística por cotas.