[radio_player id="1"]
CUBATÃO CLIMA

Ministro da Saúde lança unidade móvel para caminhoneiros em Cubatão

Serviço gratuito oferece consultas, exames, vacinação e testes rápidos em ponto de parada na Via Anchieta

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta quarta-feira (24) do lançamento de uma unidade móvel de saúde para caminhoneiros em Cubatão.

 

A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas – Caminhoneira e Caminhoneiro, iniciativa do Governo Federal voltada a ampliar o acesso da categoria aos serviços do SUS diretamente em locais de circulação e descanso desses profissionais.

 

Em Cubatão, a unidade móvel será instalada no Ecopátio, localizado no km 263 da Via Anchieta, no Parque Industrial. O serviço é gratuito e não exige agendamento prévio.

 

A proposta é atender caminhoneiros e caminhoneiras que passam pela região, além de familiares e outras pessoas em deslocamento, facilitando o acesso à saúde para quem vive na estrada e muitas vezes encontra dificuldade para procurar atendimento na rotina convencional.

 

Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas, vacinação, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e gravidez, administração de medicamentos, curativos, pequenos procedimentos da Atenção Primária, eletrocardiograma e exames laboratoriais.

 

Segundo o Ministério da Saúde, cada unidade móvel conta com três ambientes independentes, refrigeração e estrutura para funcionamento, incluindo abastecimento de água e saneamento. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos de análises clínicas.

 

A iniciativa é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério dos Transportes e a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).

 

O programa tem como objetivo promover saúde, prevenir doenças e fortalecer o cuidado integral com caminhoneiros, categoria essencial para o transporte de cargas e o abastecimento do país.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o serviço itinerante deve chegar a dez pontos de parada e descanso em todas as regiões do Brasil. A previsão é beneficiar, em média, 250 mil caminhoneiros por ano, com investimento de R$ 30 milhões anuais.

 

Além de Cubatão, novas unidades móveis também começaram a operar em cidades como Seropédica, no Rio de Janeiro; Palhoça, em Santa Catarina; Talismã, no Tocantins; e Irati, no Paraná.

 

A instalação da unidade em Cubatão reforça a importância estratégica da cidade, que possui intensa circulação de caminhões por conta do polo industrial, do acesso ao Porto de Santos e das rodovias que cortam a região.

Compartilhe:

Julia Figueiroa

http://cubataonoticias.com

Edit Template