InícioTurismoPrefeitura entrega Cruzeiro quinhentista após restauração.

Prefeitura entrega Cruzeiro quinhentista após restauração.

Solenidade de conclusão da obra ocorre nesta quarta-feira (20), às 14 horas.

A Secretaria de Turismo de Cubatão promove a entrega do restauro do Cruzeiro Quinhentista, nesta quarta-feira (20), a partir das 14 horas. As obras fazem parte da comemoração do bicentenário da Independência do Brasil e o centenário dos monumentos históricos do complexo turístico do Parque Caminhos do Mar, hoje administrado pela empresa Parquetur.

O Cruzeiro Quinhentista foi construído em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, em 1922, a pedido do então governador de São Paulo Washington Luiz de Souza. A localização marca o encontro do Caminho do Mar e do Caminho do Padre José de Anchieta, rota que tropeiros e viajantes usavam para descer a Serra do Mar. Atualmente, as vias que o cercam são Av. Nove de Abril, Av. Bernardo Geisel Filho e Rodovia Caminho do Mar, no Jardim das Indústrias.

O monumento é composto por uma cruz esculpida em blocos de granito natural, com base revestida de azulejos pintados à mão com imagens de desbravadores, as datas de 1500 e 1922 e nomes de colonizadores jesuítas. Portanto, também é uma homenagem à chegada dos portugueses ao litoral.

Foto: Arquivo

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos