[radio_player id="1"]
CUBATÃO CLIMA

Prefeitura lança Programa Ilumina Cubatão e apresenta novo sistema de iluminação pública com georreferenciamento

Cerimônia no Guarujá certificou moradores em cursos gratuitos voltados à qualificação profissional, emprego e geração de renda

 

A qualificação profissional ganhou mais um capítulo importante para moradores de Cubatão nesta sexta-feira (19), com a entrega dos certificados do programa Caminho da Capacitação, realizada no Ginásio Municipal Guaibê, no Guarujá.

 

Ao todo, 150 moradores de Cubatão concluíram os cursos oferecidos pelo programa, que é resultado da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e os Fundos Sociais dos municípios da Baixada Santista.

 

A cerimônia reuniu formandos, familiares, autoridades e representantes dos Fundos Sociais. O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, da primeira-dama de Cubatão, Janaina Lopes, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, Simone Lopes.

 

Durante o evento, foram entregues certificados aos alunos que concluíram uma jornada de aprendizado iniciada em maio e encerrada oficialmente no dia 18 de junho, último dia de aulas das turmas instaladas em Cubatão.

 

O programa foi desenvolvido simultaneamente nos nove municípios da Baixada Santista e formou mais de mil pessoas nesta etapa. A iniciativa oferece cursos gratuitos para quem busca novas oportunidades de trabalho, geração de renda e empreendedorismo.

 

Em Cubatão, os participantes tiveram acesso às formações de Confecção Industrial, Cuidador de Idosos e Imagem Pessoal, áreas alinhadas às demandas do mercado e voltadas ao desenvolvimento de habilidades práticas.

 

As aulas foram realizadas em carretas-escola equipadas com infraestrutura completa, ambientes climatizados, equipamentos específicos para cada área e acesso à internet. Cada curso teve carga horária de 40 horas e certificação emitida em parceria com o Centro Paula Souza e a Fundação FAT.

 

A metodologia priorizou a vivência profissional, com cerca de 80% das atividades voltadas à prática e 20% ao conteúdo teórico.

 

Além da entrega dos certificados, os participantes também tiveram acesso a uma Feira de Empregos, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

 

A primeira-dama de Cubatão, Janaina Lopes, destacou a importância da parceria entre Estado e municípios para ampliar o acesso à capacitação profissional.

 

“Investir na formação das pessoas é investir no desenvolvimento da cidade. O Caminho da Capacitação abre portas, fortalece a autoestima dos participantes e cria novas perspectivas de crescimento profissional para quem mais precisa”, afirmou.

 

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, Simone Lopes, a conclusão de mais uma etapa representa novas oportunidades para centenas de famílias.

 

“A qualificação profissional é uma ferramenta de transformação social. Cada certificado entregue hoje representa uma nova oportunidade de trabalho, geração de renda e desenvolvimento pessoal. Ficamos muito felizes em ver 150 moradores de Cubatão concluindo seus cursos e saindo mais preparados para construir um futuro melhor para si e suas famílias”, destacou.

 

Voltado prioritariamente para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), o Caminho da Capacitação busca ampliar oportunidades para cidadãos em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

 

Durante a cerimônia, Cristiane Freitas destacou que o programa vai além das carretas-escola e representa uma forma de caminhar ao lado das pessoas, valorizando talentos e criando oportunidades.

 

“O Caminho da Capacitação é uma oportunidade para que as pessoas descubram seu potencial, desenvolvam novas habilidades e encontrem novos caminhos para transformar suas vidas por meio do trabalho e da geração de renda”, afirmou.

 

O governador Tarcísio de Freitas também ressaltou a importância da qualificação profissional como instrumento de desenvolvimento social e econômico.

 

“Estamos investindo nas pessoas, porque são elas que transformam as cidades e constroem o futuro do nosso Estado. Cada certificado entregue representa uma nova oportunidade, uma porta que se abre para o emprego, o empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida das famílias paulistas”, destacou.

 

Com a conclusão desta etapa, os novos profissionais saem certificados e mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Em Cubatão, o resultado reforça o compromisso do Fundo Social de Solidariedade e da administração municipal com a inclusão social, a geração de renda e a valorização das pessoas.

Compartilhe:

Julia Figueiroa

http://cubataonoticias.com

Edit Template