O Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Itutinga Pilões, emitiu uma nota na última terça-feira (9), alertando para o acesso irregular a cachoeira do Lago Azul, confira:
“Diante das inúmeras denúncias sobre informações equivocadas que divulgam e incentivam a visitação em torno do atrativo “Trilha Cachoeira da Lagoa Azul”, informamos;
A Gestão do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões, responsável pela área do atrativo, reitera que as obras para a estruturação e regulamentação do atrativo seguem em fase inicial, e que é imprescindível que todo o processo legal interno sigam conforme as leis, portarias e regulamentos vigentes.
Enquanto a liberação não ocorre, repudiamos toda e qualquer publicidade dos atrativos ainda proibidos, uma vez que essa publicidade incentiva as visitas clandestinas, e coloca em risco eminente a integridade física dessas pessoas, já que a visitação se torna desordenada.
Até a abertura oficial, nossas equipes de fiscalização, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, realizam operações frequentes no local no intuito de coibir os acessos até sua regulamentação.
Quando liberado, o acesso será realizado mediante a contratação de um Monitor Ambiental Autônomo cadastrado junto ao Parque, conforme Portarias SMA 195/2018, FF 331 e 332/2021, com os agendamentos realizados única e exclusivamente através do portal de ingressos.
Agradecemos a compreensão e em breve divulgaremos as novidades envolvendo este projeto e sua regulamentação.”
MULTA
As equipes de fiscalização do Parque Estadual Serra do Mar em conjunto com a Polícia Militar Ambiental realizam operações frequentemente no intuito de autuar no descumprimento do SMA 005/2021 – Art. 69 § 2° em regulamentação à Lei Federal 9.605/98 no qual prevê; multa de R$ 1.000,00 à 10.000,00, dependendo do tipo de infrações cometidas o valor pode ultrapassar este limite.
Atenciosamente;
Equipe Itutinga